segunda-feira, 21 de março de 2016

EQUINÓCIO DE OUTONO 2016 E ANO NOVO ASTROLÓGICO OCIDENTAL - HEMISFÉRIO SUL - FESTIVAL DE MABON - RODA DO ANO


Ontem, 20/03/2016, além de ser o Ano Novo Astrológico Ocidental, entramos no Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte e no Equinócio do Outono aqui no Hemisfério Sul.


No Hemisfério Norte, nessa data comemora-se o festival de Ostara, deusa da fertilidade cujo animal é o coelho, de onde deriva nossa Páscoa cristã.

No nosso Hemisfério Sul, entretanto, comemora-se o festival de Mabon (deus do amor), festival Lar da Colheita ou da Segunda Colheita, tempo do fim da colheita dos grãos.


Alguns preferem manter as celebrações conforme a egrégora do hemisfério norte, outros preferem se conectar com as celebrações conforme os ciclos naturais do hemisfério sul. Ambas celebrações são legítimas.



No nosso hemisfério, com a chegada do outono, já se faz sentir o enfraquecimento do sol e as noites mais longas se aproximam. As plantações vão aos poucos desvanecendo e nossos antepassados seguiam estocando alimentos para o período mais escuro do ano, o inverno, que em breve chegaria.


Assim também nossa energia cíclica começa, nesta época do ano, a se voltar mais para dentro, como um preparo de nós mesmos para o inverno de nossa psique, que se aproxima.



No festival de Mabon, os antigos se conectavam, sobretudo, com suas antepassadas e antepassados, em gesto de gratidão e reverência por todos os longos feitos para que a vida até aqui chegasse. Também agradeciam às deusas e deuses por toda colheita no decorrer da vida e do ano. Por essa razão, esse festival refere-se ao “Dia de Ação de Graças”, um dia reservado à gratidão por tudo o que se colheu durante o ano que se passou. Celebração que nos traz introspecção, agradecimento e profunda reverência à teia da vida. Época também de pedidos de harmonia e proteção no amor.



Os altares pagãos eram enfeitados com sementes, que germinarão quando a primavera voltar; oferenda de leite à terra como agradecimento pela sua generosidade em nos prover com alimentos; oferecidos milho, trigo, cereais e frutos e o chão forrado de folhas secas...

Com muita conexão e amor,
Andréa Bussab Paternost 
Tecelãs Divinas
Fotos: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário