segunda-feira, 20 de junho de 2016

RODA DO ANO - SOLSTÍCIO DE INVERNO - YULE

Hoje, 20/06/2016, às 19h34 (horário de Brasília), ocorre o evento astronômico do Solstício de Inverno no Hemisfério Sul, marcando o início do inverno e, no ano, a noite mais longa. O Solstício de Inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizando o início da vitória da luz sobre a escuridão. Somado ao solstício, hoje também é Lua Cheia!



O Solstício de Inverno tinha grande importância para diversas culturas antigas que, geralmente, realizavam celebrações e festivais nesta data. Em muitas dessas culturas advindas, sobretudo, do hemisfério norte, essas comemorações deram origem a vários costumes, hoje relacionados com o Natal. Pela cultura celta, Solstício de Inverno é a data da celebração do Sabbat Yule.


Em Yule, a deusa Terra ainda está em sua fase recolhida pela perda do deus Sol. Mas isso não a impede de dar a luz a um novo deus Sol que, em breve, irá fertilizá-la novamente e trará a alegria de volta à sua vida: a primavera. 



Para celebrar o nascimento do deus sol, as árvores, então cobertas com neve, eram decoradas com velas, presentes, comidas e bolas coloridas. 

Celebremos Yule, potencializada pela Lua Cheia!
Tecelãs Divinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário